Pular para o conteúdo principal

Entrevista exclusiva com Kimmo Pengerkoski, baixista da Blueintheface, banda de Helsink (FIN).


Mais uma vez o Portal Soterorockpolitano avança as fronteiras geográficas e trás uma entrevista internacional e especialíssima com o baixista da banda finlandesa Blueintheface, Kimmo Pengerkoski. Prestes a participar da sua iminente primeira turnê fora da Europa, o músico bateu um papo com a gente sobre a origem da banda, como é fazer rock na Finlândia, sobre as vivencias na estrada além das suas expectativas sobre os shows em terras brasileiras. Para saber as datas e locais por onde os gringos passarão com a turnê Sauna Punk Rock Tour/Hey Mizera Sound 2015, é só clicar neste link.

Soterorockpolitano - Primeiramente, conte-nos como a banda foi originada!
Kimmo Pengerkoski - Eu comecei a banda sob o nome Blueintheface ha cerca de quatorze anos. Passamos por diferentes formações, paramos algumas vezes, mas aqui estamos nós ainda. Esta formação atual da banda está junta desde 2010, exceto por uma recente troca de guitarristas. Jyri foi substituído por Baadek.
SRP - Como você define o som da banda e qual o significado do nome Blueintheface?
KP - Eu costumava escutar – e ainda escuto – uma banda britânica chamada Snuff. Eles têm uma canção chamada “Not Listening” no seu primeiro álbum e eles cantam na letra “You can scream until you’re blue in the face, I’m not listening anymore” (“você pode gritar até ficar com a cara azul, eu não estou mais escutando”). Então naquela época pensamos que poderia ser um nome legal para uma banda. Eu ainda continuo achando um nome legal! Sobre o nosso som: Eu acho que se desenvolveu ao longo dos anos, porque todos nós gostamos de diferentes tipos de musica. Nosso som é uma mistura de nossos gostos musicais. E uma coisa boa é quando estamos compondo, fazendo arranjos e letras... Não importa o quanto loucas as ideias são, vale sempre a tentativa! As vezes a mais louca ideia não funciona, mas leva toda uma canção para um passo adiante.
SRP - A faixa “The Script” é bem interessante, os instrumentos de sopro nela ficaram ótimos! Você pode nos falar um pouco sobre as suas principais influencias?
KP - Minhas raizes são bem profundas no punk, mas também gosto de musica pop, rap, metal e etc. Contanto que a musica seja boa, interessante, feita com paixão... Eu estou dentro. Eu acho que o mesmo vale para todos nós: Contanto que a musica tenha paixão, você pode sentir que ela é feita com o coração (e não com o intuito de ganhar dinheiro), que é bom para ser valorizada. A ideia de usar sopros em “The Script” surgiu bem no inicio da fase de pré-produção do disco. Eu perguntei para o nosso produtor Pekka Laine: “Você ouve sopros nesta canção?” e ele imediatamente me respondeu “Sim, ouço!”. Então nós mantivemos a ideia, pedimos para alguns amigos para se juntarem a nós no estúdio e BAM! Lá estava ela!
SRP - O que você conhece sobre a musica brasileira?
KP - Eu tenho que admitir que eu não tenho tanto conhecimento sobre a musica brasileira. Claro que eu conheço Sepultura, Ratos de Porão, Cólera e os nossos amigos da Pastel de Miolos e isso é o mais distante que eu posso chegar de sons brasileiros. Mas o que eu sei é que vocês brasileiros estão muito interessados no punk e no hard core finlandês, em bandas como Terveet Kädet, Kaaos, Rattus, Riisetyt e etc. E isso é incrível para mim!
SRP - Estou curioso sobre a cena rocker da Finlandia, porque eu quase não conheço bandas de lá, exceto vocês, Ozzmod e algumas bandas de metal. Fale-me sobre isso! É difícil fazer rock'n roll na Finlândia?
KP - A Finlândia é bem conhecida por causa das bandas de metal, por exemplo Nightwish, Him, Apocalyptica, Amorphis, isso só para citar algumas. Mas nós também temos uma cena de rock bem vívida. Talvez as bandas de rock não sejam tão populares quanto aquelas que eu mencionei, mas temos aqui uma boa qualidade quando se trata de rock. O Hanoi Rocks foi uma das primeiras a surgir nos anos oitenta e o seu vocalista Michael Monroe é mais ativo do que nunca com sua carreira solo. A cena punk na Finlândia está viva e chutando, mas talvez mais no underground. A cena de rap se tornou “a grande coisa” por aqui nos últimos dez anos ou mais. Alguns artistas têm feito suas carreiras para lotar estádios! Mas viver de rock aqui na Finlândia? Eu acho que não rola, haha.
SRP - Esta é uma banda que já excursionou por onze países da Europa, pelo menos. Teve algum acontecimento em especial dessas viagens e que vocês gostam de lembrar?
KP - Tantas boas lembranças... Nós conhecemos tantas pessoas legais na estrada e esta – na minha opinião – é a melhor coisa. Conhecer novas pessoas, bater um papo com elas, beber e gargalhar, trocar ideias... e perceber que depois de tudo, somos parte de uma coisa só! Os melhores shows que fizemos foi em Tartu, na Estônia, As pessoas de lá são, ao mesmo tempo, simplesmente loucas e adoráveis. Claro que já tocamos por lá umas seis vezes, então nós temos uma boa base de fãs. Isso já ajuda um pouco, haha. Na nossa primeira turnê em 2010 nós dormimos nas ruas de Amsterdã, em casas abandonadas na Polônia, em numerosos albergues e até mesmo tivemos nossa própria casa com piscina na Espanha! Bons e maus tempos, diferentes vibes... Eu não mudaria nada! Acho que para nós, os shows mais memoráveis foram em Krakow e Warsaw, Polônia, em 2012, quando abrimos para o The World/Inferno Friendship Society (banda norte-americana). Foi como uma explosão! Essa banda sabe como fazer um ótimo show! E eu acho que nós fomos muito bem naquelas noites também. Nós ainda mantemos contato com alguns dos seus membros. A sua violinista Rebecca Schlappisch tocou violino em uma de nossas canções, “Cupid”.
SRP - Quais são as expectativas para esta turnê no Brasil?
KP - Bem, são os primeiros shows fora da Europa para a gente! Ir para o Brasil é algo que eu nunca sonhei nem mesmo nos meus sonhos mais distantes. Será uma grande aventura para nós e estamos realmente ansiosos por esta turnê! Espero conhecer um monte de gente bacana por aí! E pegando a estrada mais uma vez com o nosso querido amigo Ozzmond, será sensacional!
SRP - O que os brasileiros podem esperar das suas apresentações?
KP - Vocês podem esperar uma banda que está em sua melhor fase! Se juntem a nós na frente do palco, dancem, cantem, se apaixonem... Será divertido, eu garanto!

Conheça o som da Blueintheface:
Video clips:




Vídeos ao vivo:



Popular Posts

O Pulsar Rebelde do Rock Baiano nunca tem fim!

O rock baiano, desde suas origens, sempre foi um terreno fértil para a inovação e a fusão de estilos. Se olharmos os textos de Léo Cima aqui do blog "Soterorockpolitano", você vai ver que o cenário atual do rock na Bahia continua a se reinventar, mantendo viva a chama de suas raízes enquanto abraça novas influências. Nos anos 70 e 80, o rock baiano emergiu com uma identidade própria, mesclando ritmos regionais como o samba e o axé com as guitarras distorcidas e a energia do rock. Bandas como Camisa de Vênus e artistas como Raul Seixas marcaram época, criando um legado que até hoje inspira novas gerações. Atualmente, o cenário do rock na Bahia é caracterizado por uma diversidade impressionante. Bandas como MAEV (Meus amigos Estão Velho), BVOE (Búfalos Vermelhos e Orquestra de Elefantes), Entre Quatro Paredes, Demo Tape, URSAL, LUGUBRA, Declinium, Venice e muitos outros nomes trazem novas sonoridades, combinando letras poéticas e engajadas com arranjos que passeiam pelo indie,

Uma viagem no tempo, sem perder tempo. Por Leonardo Cima.

Todos os discos que lançamos pelo selo SoteroRec é especial, com cada um possuindo a sua particularidade. Cada um deles carrega uma história interessante por trás de suas faixas, que as vezes não chega ao ouvinte, mas que fortalecem o fator intangível agregado no resultado final de uma obra. Com toda banda é assim e com a Traumatismo não poderia ser diferente. Foi bem curiosa a maneira como a banda chegou ao nosso acervo. Estava eu conversando com o Adrian Villas Boas, hoje guitarrista da banda Agrestia, sobre a proposta do selo de também promover o resgate da memória da cena local, quando ele me falou que havia essa banda na qual ele fez parte tocando baixo, que chegou a gravar um disco não lançado e que se encaixaria muito bem com o propósito colocado, indicando-a para o catálogo, caso a gente  tivesse interesse nela. Eu, que já fiquei entusiasmado antes mesmo dele citar o nome do grupo, ao saber de qual banda se tratava, fiquei mais empolgado ainda. A Traumatismo, anteriormente cham

O garage noir da The Futchers. Por Leonardo Cima.

Nesses últimos dois meses, o selo SoteroRec teve a honra e a felicidade de lançar na sua série Retro Rocks, os trabalhos de uma das bandas mais interessantes que a cena local já teve e que, infelizmente, não teve uma projeção devidamente extensa. Capitaneada por Rodrigo "Sputter" Chagas (vocal da The Honkers), a The Futchers foi a sua banda paralela idealizada e montada por ele próprio no final do ano de 2006. A propósito, o nome Futchers vem inspirado da dislexia do compositor britânico Billy Childish, que escreve as palavras da mesma maneira que as fala. Ele, ao lado de mais quatro integrantes, também de bandas locais da época, começaram os ensaios com uma proposta sonora voltada mais para o mood e o garage rock, se distanciando um pouco dos seus respectivos trabalhos nos grupos anteriores. Relembrando um pouco daquele período e como observador, esse "peso" de não ter que se repetir musicalmente recaía um pouco mais sobre Rodrigo. Não que houvesse isso