Sexto guia de singles de bandas baianas. Por Leonardo Cima. Pular para o conteúdo principal

Sexto guia de singles de bandas baianas. Por Leonardo Cima.

Mais uma vez o Portal SoteroRock traz a sua lista de singles de bandas e artistas baianos, lançados ao longo desse período pandêmico no qual nos encontramos neste 2020. Para essa ocasião, a diversidade ainda marca uma forte presença nessa seleta. Rock, pop, metal, eletrônico, folk e o grande leque que se abre a partir desses gêneros vão aparecer para você aqui enquanto faz a sua leitura. Então, abra a sua mente, saiba um pouco sobre cada um dos trabalhos citados aqui, siga cada um nas redes sociais (se possível, é claro!) e, óbvio, escute as canções!! Se você acha que faltou algum artista/banda aqui nessa matéria, mande uma mensagem inbox pelo nosso perfil do Instagram, que iremos escutar!

Midorii Kido - Sou o que Sou

Para quem acha que o rock já se esgotou em termos de abraçar minorias e até mesmo acredita que é conservador, este primeiro single da drag queen Midorii Kido é um tapa na face daqueles que professam dessa maneira contra o gênero. Sou o que Sou é um rock forte, com bases distorcidas, flertando intimamente com o metal, utilizando a agressividade do vocal gutural para expressar em seu texto o respeito que se deve ter para com todos que assumem o que são, pois uma vez se encontrando, não há mais volta. Então é melhor amar do que pregar o ódio. Os backing vocais limpos no refrão fazem um bom contraste com a voz principal.

Ouça Sou o que Sou aqui: https://open.spotify.com/track/21iqMxJkJkXnQUknwJwzJL 


Astralplane - Passos/PassaTempo

Nessa quarentena, os rapazes da Astralplane disponibilizaram dois novos singles, que mostram o quanto o quarteto amadureceu a sua musica e o quanto caminha para uma sonoridade diferente da que proposta no inicio de sua carreira. Com Passos, o grupo mostra que não esquece do seu passado, porém segue com um dialogo mais forte com a nova MPB em roupagem vintage, trazendo um bom refrão e sons limpos. PassaTempo tem um clima cool de meio de tarde, brisa no rosto, um drink leve em uma das mãos e uma boa companhia logo ao lado, abraça uma sonoridade mais chillout e flerta com o psicodelismo nos seus sintetizadores. Bons ventos sopram a favor desses jovens.

Ouça Passos aqui: https://open.spotify.com/track/7HLid6m5WSRNKUF7tT8sy2

Ouça PassaTempo aqui: https://open.spotify.com/track/27WTJB7Ln0xWX8I60WyH8h

Pessoa - Normose

O cantor e compositor Pessoa fortalece a sua produtividade criativa e disponibilizou recentemente o single Normose. A canção traz uma reflexão sobre esse novo normal que está prestes a chegar para nós, que já chegou, na verdade, indaga o quanto cada um tem conseguido suportar toda essa loucura de pandemia e quarentena, e se ainda é o mesmo dentro desse show de horrores de polarizações. A melodia guia tudo isso em um rock sereno, possuindo momento de um labirinto insano ambientado pelo piano. Se manter saudável é importante!

Ouça Normose aqui: https://open.spotify.com/track/3UkatlrhBg0HR9dVxW8p5Q


André L. R. Mendes - Insubmissão aos Urubus/A Sorte do Anjo Caído

Para o bem de todos aqueles que gostam de boa musica e para seus admiradores, o André L. R. Mendes não parou de produzir durante essa quarentena e lançou na web mais duas canções novas, que fecham a sequencia dos seus singles deste período. Insubmissão aos Urubus é uma crítica direta à politica atual e, principalmente, a quem escolheu mal o seu representante politico, em meio a violões, texturas de guitarra e vocais que evocam Beach Boys. A Sorte do Anjo Caído traz piano e programações para uma declaração amorosa e enaltece a sorte de se ter um amor por perto. Ambas estarão em Manda Notícias, que reúne todos as composições lançadas por André do inicio do ano até aqui.

Ouça Insubmissão aos Urubus aqui: https://open.spotify.com/track/2HbOrDkk49tAw6Cj8CbYwj

Ouça A Sorte do Anjo Caído aqui: https://open.spotify.com/track/4WV2uNuOLtPfZZZ8l320I9

Black Diamond Lake - F.O.G.O.

O novo single da banda australiana/brasileira Black Diamond Lake traz mais uma vez o peso moderno fincado no stoner em seu som. F.O.G.O. tem fortes referencias a Black Sabbath, com riffs fortes e cheio de personalidade, aumentando a atmosfera sombria da melodia e exposta no texto da letra. O descaso das autoridades sobre o que eles fazem questão de queimar, ou até mesmo passar como um rolo compressor sobre as conquistas, está também bem exposta no vídeo que a banda fez para a canção. Há de se frisar a performance expressiva da bateria, preenchendo os espaços e abrindo caminho para solos e bases nervosos.

Ouça F.O.G.O. aqui: https://open.spotify.com/track/4UXVAQ2PUYwV4fyqRtqWRp

Veja o vídeo de F.O.G.O. aqui: https://youtu.be/vKVkH3kMRpA

Stereopolitanos - Quase Duas

O quarteto baiano da Stereopolitanos lançou em julho desse ano a sua mais recente investida sonora. Quase Duas soa como um bom pop rock radiofônico, com suas bases fincadas no rock brasileiro dos anos 1980 e indie rock dos anos 1990. Uma sonoridade registrada com bastante punch, com muita presença das guitarras e uma cozinha segura. Na letra, os encontros e desencontros de um relacionamento conduzem o ouvinte em uma história de expectativas e receios em dizer o que sente para alguém.

Ouça Quase Duas aqui: https://open.spotify.com/track/7aFdSdoImRix7u4KLhLg6l

Alibal Conspiracy - Cidadão Brasileiro

A Alibal Conspiracy surge mais pesada nesse novo single. Pesada e experimental, sendo mais específico. A poesia encontrada na letra da canção, trazendo a condição do cotidiano de um cidadão brasileiro em um dia cru e especialmente sensitivo fornece à canção um caminhar mais vertiginoso. A bateria errante, a distorção da guitarra angustiada e o baixo segurando a base, promovem uma expressão musical peculiar, que podem provocar sensações diferentes em ouvidos distintos.

Ouça Cidadão Brasileiro aqui: https://open.spotify.com/track/6kq5l8iMmkXWGP5Zx2EMDV

Grandes Animais em Fuga - J'Adoube

O single de estreia dos feirenses da Grandes Animais em Fuga já surge como um som maduro e certo do que propõe em sua sonoridade. J'Adoube transparece ter sido feita de maneira na qual os seus integrantes tenham realizado as escolhas certas para a compor, tomando decisões acertadas dos seus arranjos em um rock longe de fórmulas fáceis e ao mesmo tempo acessível. O baixo chegando certo, a bateria preenchendo cada canto a ser preenchido e as texturas de guitarra em cima, na medida exata para grudar nos seus ouvidos. Fatores que fazem com que ela dure bastante em sua memória.

Ouça J'Adoube aqui: https://open.spotify.com/track/6Xkyi9fIbKitd5kr8yxrcQ

Veja o vídeo de J'Adoube aqui: https://youtu.be/eKnUq-zaSY4

Os Sintéticos - Quase Nada

Este primeiro single d'Os Sintéticos traz uma canção forte, fruto de bastante tempo que a banda passou maturando o formato do seu som, período pelo qual o trio galgou ao longo desses últimos anos. Paciência foi a virtude que o grupo teve para chegar em Quase Nada, composição com sensibilidade em seus arranjos, com uma sonoridade encorpada e que não deixa espaços vazios ou soltos, cada nota faz sentido e as distorções amortecem as tensões. Baixo e bateria dialogam bem em uma base sólida e os solos de guitarra passeiam pela faixa quando convidados. As estruturas vocais também merecem destaque. Para ouvir mais de uma vez facilmente!

Ouça Quase Nada aqui: https://open.spotify.com/track/2JOxafH0xe0qxLk7qQZi6n

Casapronta - O Grito

De Feira de Santana, a banda Casapronta lançou uma novíssima canção na semana em que escrevo esse texto. O Grito vem cheia de sensibilidade, uma balada com um belíssimo slide guitar e que versa sobre ser otimista em tempos tão difíceis em um mundo com muita violência, intolerância e inversão de valores, e também de luta contra temores internos do próprio eu. A composição é conduzida com calma por violões, boa linha de baixo e bateria branda. Sem pressa alguma e dando um passo de cada vez! O amor é sempre um elemento importante no triunfo!

Ouça O Grito aqui: https://open.spotify.com/track/0A5hcy8IlyVmDQqNRxEHmP

Tryxx Bomb - Super

Duo rock formado pelo guitarrista Thiago Guimarães (MAEV) e o baterista Breno Pires (Malgrada), a Tryxx Bomb lançou nessa sexta (06/11) o seu mais novo single. É bom não subestimar duplas no rock antes de escutar o seu som, pois elas costuma surpreender bastante a ouvidos mais distraídos. Super é um  exemplo disso! Tem peso arrastado, riffs sólidos, uma bateria volumosa, efeitos distorcidos de guitarra e insights sonoros que remetem a Nine Inch Nails ao longo da faixa. Um rock sujo que bate certo do início ao fim. Enfim, menos pode ser mais!

Ouça Super aqui: https://open.spotify.com/track/4r35S5UaKa8qISlMQHHy1T

Comentários

Popular Posts

O Pulsar Rebelde do Rock Baiano nunca tem fim! Por Sérgio Moraes

O rock baiano, desde suas origens, sempre foi um terreno fértil para a inovação e a fusão de estilos. Se olharmos os textos de Léo Cima aqui do blog "Soterorockpolitano", você vai ver que o cenário atual do rock na Bahia continua a se reinventar, mantendo viva a chama de suas raízes enquanto abraça novas influências. Nos anos 70 e 80, o rock baiano emergiu com uma identidade própria, mesclando ritmos regionais como o samba e o axé com as guitarras distorcidas e a energia do rock. Bandas como Camisa de Vênus e artistas como Raul Seixas marcaram época, criando um legado que até hoje inspira novas gerações. Atualmente, o cenário do rock na Bahia é caracterizado por uma diversidade impressionante. Bandas como MAEV (Meus amigos Estão Velho), BVOE (Búfalos Vermelhos e Orquestra de Elefantes), Entre Quatro Paredes, Demo Tape, URSAL, LUGUBRA, Declinium, Venice e muitos outros nomes trazem novas sonoridades, combinando letras poéticas e engajadas com arranjos que passeiam pelo indie, ...

Resenha: primeira noite do 6° Festival Bigbands.

No ultimo dia 08/08 saímos de casa para conferir um dos mais esperados e importantes eventos da cena rocker baiana a ser realizado esse ano. O primeiro dia da sexta edição do Festival Bigbands apresentava três bandas distintas entre si, porém com boa ascensão no cenário local, que geravam uma expectativa pela noite que estava por vir.             O Rio Vermelho estava razoavelmente bem movimentado, mas nem mesmo uma queda de energia da rede elétrica, que deixou parte do bairro as escuras, diminuiu a ânsia pelo inicio das apresentações dos grupos Van Der Vous, Ayam Ubrais (Ipiaú-BA) e Lo-Han. O trabalho de divulgação do festival foi muito bem difundido, tendo o seu inicio há mais de dois meses, possuiu campanha de crowdfunding no site Catarse, alem de dois eventos que antecederam o festival propriamente dito (o Warm Up Bigbands e o Faustão falando sozinho convida Festival Bigbands). Mesmo com tantas ações, o publico deixou de c...

Série “4 Discos de Rock Baiano”: Rivermann, Wombs in Rage, Peleja e Todas as Cores.

Dando continuidade a série “4 Discos de Rock Baiano” daqui do Portal Soterorock, trazemos mais uma vez registros fonográficos bem distintos entre si, com obras recentes e também com peso histórico significativo para acena local. Aqui, há o bom dialogo com suas respectivas épocas e a qualidade das gravações é o elemento que atravessa os anos, e dá a liga entre bandas/artista. O indie, o groove, o stoner e o folk muito bem representados aqui na Bahia. Neste momento, destacamos os trabalhos das bandas Rivermann, Úteros em Fúria, 32 Dentes e André L. R. Mendes. Rivermann – Rivermann Com um som influenciado por grupos norte americanos de guitar bands garageiras da década de 1990, mesclado ao rock inglês dos anos oitenta, o quarteto camaçariense Rivermann lançou o seu homônimo trabalho de estreia em 2013. As guitarras distorcidas deste EP de cinco faixas possuem uma certa melancolia que abrilhanta os acordes das canções, guardadas por uma cozinha firme e segura. As suas letras, ...